segunda-feira, 11 de maio de 2009

Novíssimas Pesquisas Cênicas terá 8 espetáculos


Mostra realizada pelo Sesc Rio e pelo CEAE, de Ana Kfouri, tem início no dia 16 de maio. Foto do espetáculo "Natureza Morta", que abre o projeto.

Em sua terceira edição, a mostra Novíssimas Pesquisas Cênicas - uma realização do SESC Rio e CEAE (Centro de Estudo Artístico Experimental), coordenado pela diretora e atriz Ana Kfouri -, começa no dia 16 de maio, no SESC Tijuca, sempre aos sábados e domingos às 19h. Para a edição de 2009, a mostra apresenta oito trabalhos em processo de criação de artistas e grupos de diferentes tendências estéticas, com pesquisas de linguagem bastante diversificadas. Dois desses projetos, "O Jogo", da Súbita Cia. de Teatro, e "A Hora que não sabíamos nada um dos outros", da Nonada Cia. de Arte, fazem parte do projeto A Cena da Cidade. O vencedor da Mostra será premiado com uma mini-temporada na sala Multiuso do Espaço SESC, em Copacabana.

Espaço dedicado a grupos, diretores, atores e autores que estejam com pesquisas cênicas em processo, cada fim de semana do evento será destinado a um trabalho diferente, seguido de debate. Dentre os participantes do debate, que acontecem aos sábados, estão: a atriz e pesquisadora Inês Cardoso, a diretora e pesquisadora Rosyane Trotta, o diretor Moacir Chavez e o diretor e gestor cultural Sidney Cruz – sempre com a mediação da tradutora e dramaturgista Fátima Saadi.

No fim da mostra, um único trabalho será escolhido e premiado. Para tal, o júri, formado pelos diretores Antonio Guedes, da Companhia Teatro do Pequeno Gesto, e Ivan Sugahara, da Cia Os dezequilibrados, somará seu voto ao voto do júri popular. O trabalho escolhido ganhará como prêmio uma temporada na Sala Multiuso do Espaço SESC.
Segundo Ana Kfouri, o evento foi concebido em 2007, no intuito de criar um espaço de interlocução entre artistas que desenvolvem pesquisas de linguagem cênica, pensadores do teatro e espectadores. “É inédito no Rio de Janeiro um espaço que articule uma movimentação de idéias envolvendo esse triângulo em torno de trabalhos cênicos em processo. Dessa forma, a mostra estimula uma produção de pensamento de extrema potencialidade, que fomenta não só o interesse do público em acompanhar o processo de criação de experiências cênicas, como sua efetiva participação nos debates”, diz a coordenadora.

“Sabemos que este espaço de interlocução é muito bem-vindo e, mais do que isso, necessário. E a possibilidade de os artistas compartilharem com os espectadores seus trabalhos antes da estréia, com mediação crítica, faz da mostra uma experiência estimulante e transformadora, seja para o artista ou espectador”, completa Ana Kfouri.

ESPETÁCULOS SELECIONADOS:

- “Natureza Morta”, coreografia e direção João Paulo Gross;

- “A Hora que não sabíamos nada uns dos outros”, Livremente inspirado na obra de Peter Hadke pela Nonada Cia. De Arte;

- “Diminuto”, texto e direção Lucianno Maza. Com Projeto Grande Elenco;

- “As Filhas do Falecido Coronel”, de Katherine Mansfield, adaptação de Sonia Dumont e supervisão de Carolyna Aguiar. Com Bia Junqueira, Elizabeth Berardo, Marcia Torres e Sonia Dumont;

- “Agora!”, direção Claudia Mele. Com Alberto Magalhães, André Cunha, Carla Rosa, Claudia Mele, Geórgia Goldfarb, Joana Medeiros e Raquel Libório;

- “Saber viver nos dias que correm”, de Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector, direção João Mauro Brant. Com Fabrício Polido e Juliana Terra;

- “Façamos a Guerra!”, de Irene Beteille, direção Alexandre David, direção artístico/teórico Sérgio Britto. Com Irene Beteille, Veridiana Cardoso, Gabriel Araujo, Andre Marinho, Aline Vargas, Leonardo Samarino e Lais Wernneck;

- “O Jogo ”, montagem feita a partir do conto “O Jogo da Carona” de Milan Kundera, com a Súbita Cia. de Teatro, direção Roberta Maia.

CRONOGRAMA:

- Debatedores: Inês Cardoso e Rosyane Trotta

Dias 16 e 17 de maio – “Natureza Morta”

Dias 23 e 24 de maio – “As filhas do falecido coronel”

Dias 30 e 31 de maio – “Agora!

Dias 06 e 07 de junho – “A hora que não sabíamos nada um dos outros”:

- Debatedores: Moacir Chaves e Sidnei Cruz

Dias 13 e 14 de junho – “O Jogo”

Dias 20 e 21 de junho – “Saber viver nos dias que correm”

Dias 27 e 28 de junho – “Façamos a Guerra”

Dias 04 e 05 de julho – “Diminuto – um micro musical”

***
Crédito: Marcos Nauer/Divulgação
Oficina de Teatro
Maior site de teatro e estudos teatrais do Brasil